PERGUNTAS FREQUENTES / FAQ

 

1- Que tipo de mercadoria transporta o navio?

O navio Nhô Padre Benjamim transporta contentores, atrelados, contentores refrigerados, pequenas embarcações, viaturas, maquinaria, animais, cargas soltas diversas, etc.

2- O que é uma OE – Ordem de Embarque?

É um documento comprovativo da contratação do serviço de transporte de uma determinada carga, emitido e entregue ao carregador pela agência no momento da contratação do serviço, sendo obrigatório para que a carga possa ser transportada no navio. Contém a descrição da carga a ser transportada, a identificação do carregador e do recebedor, e o destino, e é obrigatória a sua apresentação no momento do levantamento da carga no destino final.

3- Quais os documentos e informações necessários para fazer uma Ordem de Embarque?

Para a emissão de uma Ordem de Embarque é necessário:

a) Nome do carregador e do recebedor da carga;

b) NIF para faturação;

c) Contacto de telemóvel e/ou de telefone fixo;

d) Medidas da cubicagem (ou peso) da carga em caso de cargas soltas;

e) Livretes em caso de viaturas, motociclos e pequenas embarcações;

f) Documento com especificações técnicas em caso de maquinaria.

4- Quais as formas de pagamento da Ordem de Embarque?

A Ordem de Embarque deve ser paga a pronto pagamento através de numerário, cartão Rede Vinti4 ou transferência bancária, mediante a apresentação do comprovativo de transferência.

5- O que é uma carga solta?

É toda a mercadoria com dimensões e formas diversas, que pode ser embalada ou não, refrigerada ou não, e que é arrumada no contentor ou atrelado para ser transportada no navio, p. ex., caixas, paletes, bidões, sacarias, chapas de ferro, madeira ou aço, pedras em bloco, pneus soltos, tubos de ferro, etc.

6- Qual o procedimento para fazer o embarque de uma carga solta?

 Nas agências da Praia e São Vicente

O cliente deve levar a sua carga ao armazém para verificação e medição. Uma vez tiradas as medidas, segue para a agência para fazer a Ordem de Embarque e o pagamento. Seguidamente, retorna ao armazém para receber o carimbo de entrega e a assinatura do responsável na Ordem de Embarque.

É obrigatório guardar a Ordem de Embarque, que poderá ser enviada em formato digital ao recebedor, para apresentação no momento do levantamento da carga no destino final.

Nas agências do Sal, Boavista e Fogo

O cliente entra em contacto com a agência e indica a medida do(s) volume(s) em m3. É emitida a Ordem de Embarque, o cliente efetua o pagamento e a agência indica o local, o dia e o horário em que a carga deve ser entregue, sendo que a verificação das medidas é feita no local da entrega da carga.

8- Como é feita a medição de uma carga solta?

Depois de arrumada a carga, faz-se seguinte medição:

1- comprimento x altura x largura (ex.: palete, caixa, sofá, portas, etc.)

2- diâmetro x altura x diâmetro (no caso de cargas arredondadas, ex.: pneus)

9- Como fazer o embarque de viaturas, motociclos e maquinaria?

O cliente entra em contacto com a agência e apresenta o livrete da viatura ou motociclo, ou a ficha técnica da maquinaria. A agência emite a Ordem de Embarque e o cliente efetua o pagamento. Posteriormente, a agência indica a data e o horário em que o cliente deve entregar a carga no porto para o embarque.

10- Como fazer o embarque de contentores e atrelados?

O cliente solicita à agência um contentor/atrelado e são acordadas as condições de entrega. Se o cliente quiser embarcar o seu próprio contentor ou atrelado terá de indicar à agência os dados e as dimensões do mesmo. A agência emite a Ordem de Embarque e combina a data e horário da retirada do contentor no local acordado.

11- Como fazer o levantamento de carga solta, viaturas, contentores, atrelados e maquinaria?

Para viaturas, maquinaria, contentores e atrelados, o cliente faz o levantamento no porto de destino, apresentando a Ordem de Embarque. Se for acordado com o cliente que todo serviço será feito pela Verdelines, e a entrega for no estabelecimento do cliente, a Verdelines encarrega-se da entrega no local combinado.

Para o levantamento de carga solta na agência da Praia e São Vicente, o cliente deve retirar no armazém, mediante a apresentação da Ordem de Embarque. Nas agências do Sal, Boavista e Fogo, o cliente deve apresentar a Ordem de Embarque ao agente no local de levantamento previamente indicado.

12- Quais os meios de divulgação das alterações de rota e horário?

Qualquer alteração de rota e horário será comunicada ao cliente por e-mail e/ou telefone, sendo também as informações atualizadas no nosso site e rede social.

Para quaisquer informações ou esclarecimentos adicionais, entre em contacto connosco pelo email marketing@verdelines.cv , telefone 261 46 16 / 241 21 99 / 919 19 49 / 231 10 36 ou na nossa página no Facebook.